Graça e paz amados irmãos em Cristo Jesus,
Os batistas brasileiros celebram neste terceiro domingo de novembro, o Dia de Educação Teológica. Uma obra atribuída a homens visionários, piedosos e tementes a Deus. Uma responsabilidade e privilégio dado pelo próprio Deus.
O que isso significa para todos nós, reconhecimento e prestígio por séculos e décadas dedicados a construção da obra teológica e ministerial das Instituições de Educação Teológica no Brasil. Seja por meio dos três seminários da CBB como pelos seminários, faculdades das Convenções e Associações nos Estados.
Trata-se de uma construção histórica, de academismo e produção teológica e ministerial realizada por homens e mulheres de Deus que fizeram de sua vocação um chamado especial na docência acadêmica e pela produção literária de nossos estudantes de Teologia, livros, revistas, artigos científicos entre outros.
Quantos homens e mulheres egressos de nossas Instituições de Educação Teológica, um número incontável, estão servindo às igrejas no Brasil e no mundo com seus dons e talentos espirituais à frente do ministério da pregação, ensino e missões. Os batistas brasileiros estão expandindo o Reino através de suas “casas de profetas”.
Em particular nossa gratidão a Deus pelas igrejas batistas no estado de Goiás que na primeira metade da década de 1980, criou o Seminário Teológico Batista Goiano (STBG). Ou seja, são 42 anos uma “Vocação para ensinar, preparo para colher.” A CBG, sua mantenedora que aprovou em Assembleia Convencional a decisão das igrejas.
Neste dia de celebração, vamos interceder junto a Deus pelo despertamento de vocações, pela igreja no cumprimento da missão dada por Deus e pela visão de seus lideres, pastores e educadores cristãos. “Rogai ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a colheita.” (Mt 9.38b)
Diretor Geral
STBG
O STBG despontou-se, em um período de expansão da obra de evangelização e missões no estado de Goiás, segundo o pastor Robert Lee Hensley, então Secretário Executivo da CBG: “estamos às portas do período de maior crescimento da nossa história.”